Quem foi Leonardo da Vinci

Leonardo da Vinci (1452 /1519) foi um artista e pensador italiano, uma das maiores figuras do Renascimento. Destacou-se como cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, pintor, escultor, arquiteto, botânico, poeta e músico. É ainda conhecido como o precursor da aviação e da balística. Leonardo frequentemente foi descrito como o arquétipo, ou modelo ideal, do homem do Renascimento, alguém cuja curiosidade insaciável, era igualada apenas pela sua capacidade de invenção. É considerado um dos maiores pintores de todos os tempos, e, possivelmente, a pessoa mais dotada de talentos que se tem registro na história.

Nascido como filho ilegítimo de um notário, Piero da Vinci, e de uma camponesa, Caterina, em Vinci, na região de Florença, Leonardo foi educado no ateliê do renomado pintor florentino Andrea del Verrocchio. Passou a maior parte do início de sua vida profissional a serviço de Ludovico Sforza ( Ludovico il Moro ), em Milão; trabalhou posteriormente em Roma, Bolonha e Veneza, e passou seus últimos dias na França, no Castelo de Clos Lucé, em Amboise, que lhe foi cedido pelo rei Francisco I.

Homem Vitruviano

Leonardo era, em seu tempo, como até hoje, conhecido principalmente como pintor. Duas de suas obras, a Mona Lisa e A Última Ceia, estão entre as pinturas mais famosas, mais reproduzidas e mais parodiadas de todos os tempos. O desenho do Homem Vitruviano, feito por Leonardo, também é tido como um ícone cultural, e foi reproduzido por todas as partes, inclusive nas cédulas da moeda europeia, o euro.

Leonardo é reverenciado por sua engenhosidade tecnológica. Concebeu ideias muito à frente de seu tempo, como um helicóptero, um tanque de guerra, o uso da energia solar, a calculadora, o casco duplo nas embarcações, e uma teoria rudimentar das placas tectônicas. Como cientista, foi responsável por grande avanço do conhecimento nos campos da anatomia, da engenharia civil, da óptica e da hidrodinâmica.

Leonardo da Vinci é considerado por vários autores o maior gênio da história, devido à sua multiplicidade de talentos para as artes e as ciências além de sua engenhosidade e criatividade multidisciplinares.